Sintomas da imunidade baixa

Está com imunidade baixa? Quando o seu sistema imunológico está bem, é um salva-vidas. Mas, por melhor que seja, não é perfeito. Por vezes, este grupo de células, tecidos e órgãos especiais não agem da forma que deveria. Se entrar em ação com demasiada frequência, pode ter uma condição como alergias, asma, ou eczema. Ou se o seu sistema imunológico começar a atacar o seu corpo em vez de o salvaguardar, poderá ter uma doença auto-imune como a artrite reumatoide ou a diabetes tipo 1. Outras condições auto-imunes incluem doença celíaca, lúpus, esclerose múltipla, psoríase, e artrite psoriásica.

Pelo menos 80 doenças são causadas por problemas do sistema imunológico, ou seja, quando você está com a imunidade baixa. Todas elas podem causar inflamação. Tenha em mente que estas possíveis pistas podem acontecer por muitas outras razões. Para descobrir o que se passa com a sua saúde, vai precisar consultar o seu médico.

 

Quais são os Sintomas de Imunidade baixa?

No meio da recente variante ômicron da COVID-19, muitos estão tomando precauções adicionais para se manterem saudáveis.

Lavar as mãos durante 20 segundos e praticar o distanciamento social são a chave para prevenir a propagação do vírus. Contudo, é também importante evitar a imunidade baixa e ter um sistema imunológico forte que possa lutar contra os germes, bactérias e vírus que possa encontrar. Se tiver notado que está adoecendo com frequência, sente-se cansado ou tem outros sintomas incômodos que não consegue perceber, isso pode significar que o seu sistema imunológico está enfraquecido.

Verifique os sinais de aviso e o que pode fazer para dar um impulso ao seu sistema imunológico.

 

1) Alto nível de estresse

Não é uma coincidência que você tenha tendência a adoecer após um grande problema no trabalho ou após uma situação emocional em casa.

De acordo com um relatório da Associação Psicológica Americana, o estresse a longo prazo enfraquece as respostas do seu sistema imunológico.

Isto porque o stress diminui os linfócitos do corpo, os glóbulos brancos que ajudam a combater a infecção. Quanto mais baixos forem os seus níveis de linfócitos, mais corre o risco de vírus como a constipação comum.

 

2) Ter sempre uma constipação, gripe ou resfriado

É perfeitamente normal que os adultos espirrem e apresentem constipações mais de uma vez por ano. A maioria das pessoas recuperam em sete a 10 dias.

Durante esse tempo, o sistema imunológico leva três a quatro dias para desenvolver anticorpos e combater os germes irritantes.

Mas se apresentar constantemente constipações, gripes e resfriados – ou se tiver uma constipação que não passa – isso é um sinal claro de que o seu sistema imunológico não está bem.

 

3) Ter muitos problemas com o seu estômago

Se tiver diarreia, gases ou obstipação frequentes, pode ser um sinal de que o seu sistema imunológico está comprometido.

As pesquisas mostram que quase 70% do seu sistema imunológico está localizado no seu trato digestivo. As bactérias e microorganismos benéficos que aí vivem defendem o seu intestino da infecção e apoiam o sistema imunológico.

Quantidades baixas destas bactérias intestinais úteis podem deixá-lo em risco de vírus, inflamação crônica e até de doenças auto-imunes.

 

4) Ferimentos que demoram cicatrizar

A sua pele entra em modo de controle de danos após ser queimada, cortada ou raspada. O seu corpo trabalha para proteger a ferida, enviando sangue rico em nutrientes para a ferida, para ajudar a regenerar nova pele.

Este processo de cicatrização depende de células imunológicas saudáveis. Mas se o seu sistema imunológico for baixo, a sua pele não pode regenerar-se. Em vez disso, as suas feridas permanecem e têm dificuldade em cicatrizar.

 

5) Ter Infecções Frequentes

Se você apresenta sempre infecções frequentes, o seu sistema imunológico pode estar  enviando-lhe bandeiras vermelhas de alertas.

A Academia Americana de Asma e Imunologia de Alergias relata que os sinais de uma possível deficiência imunológica em adultos incluem:

  • Ter mais de quatro infecções dos ouvidos em um ano;
  • Desenvolvimento de pneumonia duas vezes durante um período de um ano;
  • Sofrimento de sinusite crônica ou mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano;
  • Necessidade de tomar antibióticos mais de uma vez por ano.

 

6) Excesso de cansaço

O cansaço sempre aparece devido às correrias e estresse do cotidiano. Mas se estiver com excesso de cansaço, mesmo dormindo o suficiente e ainda sofrer de exaustão, vale a pena considerar se o seu sistema imunológico está enviando sinais.

 

7) Como melhorar o sistema imunológico

Se os sinais de aviso acima são familiares, é necessário dar ao seu sistema imunológico alguma atenção extra. Algumas mudanças de estilo de vida e novos hábitos podem naturalmente manter o seu sistema imunológico forte e saudável:

  • Faça uma dieta equilibrada;
  • Durma o suficiente;
  • Faça exercício regular;
  • Lave as suas mãos;
  • Mantenha-se atualizado com suas vacinas;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Não fume;
  • Tente minimizar o stress.

 

O seu sistema imunológico é a chave para uma boa saúde, por isso quanto mais se puder fazer para o proteger, melhor.

Siga nossas redes sociais!

Mais Populares