O que é Telemedicina e como funciona o atendimento. Vale a Pena?

Nos últimos anos surgiu um conceito de negócios chamado de healthtech que são empresas tecnológicas no setor de saúde. Dentro deste vasto nicho de mercado desenvolveram-se empresas no setor de Telemedicina. A partir deste conceito são promovidos dentro deste contexto o monitoramento de pacientes, promove o intercâmbio de informações médicas e faz análise de diversos exames.

Totalmente legalizada e aceita pelos órgãos de saúde, a telemedicina é um conceito universal e já é utilizada em várias partes do mundo. Durante o período de pandemia provocado por Covid-19 o setor deu um verdadeiro salto e acabou sendo experimentado por empresas e milhões de pessoas. A telemedicina alcança os diversos setores e foca nos atendimentos corporativos.

Uma das principais vantagens é a utilização das plataformas tecnológicas que facilitam a análise médica e consequentemente mais rapidez e agilidade em algumas decisões e diagnósticos médicos. Sabe-se que a telemedicina teve suas raízes em Israel e se popularizou em países como Estados Unidos e Canadá.

A telemedicina não é realmente uma coisa nova; os médicos têm realizado consultas telefônicas há décadas. Mas,  com o advento da Covid-19 trouxe a telemedicina para a vanguarda dos cuidados de saúde. Até haver um tratamento ou vacina comprovada para o novo coronavírus, obter aconselhamento médico, verificar os sintomas, ou fazer um check-up à distância, pode ser uma realidade para muitos de nós.

 

O que é a telemedicina?

A telemedicina é mais simples do que parece. Basicamente, recebe uma consulta ou uma análise com o seu médico por telefone, ou por uma plataforma de vídeo online. Pense nisto como uma “visita virtual” ao seu prestador de cuidados de saúde. A maioria dos prestadores de cuidados de saúde são bastante flexíveis quando se trata de plataformas digitais.

Várias plataformas de telemedicina de saúde estão disponíveis para conectar os pacientes remotamente com os médicos certos, como a BusCare, que também oferece descontos em farmácias e exames de forma virtual àqueles que precisam de ter as suas receitas médicas preenchidas e entregues.

  • De que preciso para fazer consultas de telemedicina?

Se estiver satisfeito com uma consulta telefônica, tudo o que precisa é de um telefone. Se preferir uma consulta cara a cara, precisará de um smartphone, tablet, ou um computador com webcam. Assim, a empresa que o paciente trabalha pode aderir a algum destes planos de telemedicina, mas também existem planos individuais e familiares.

Vale à pena o atendimento por telemedicina?

Geralmente os primeiros exames realizados por meio da telemedicina são eficientes e possuem maior chance de diagnósticos mais rápidos. Além disso, os benefícios podem ajudar a diminuir e muito os gastos e desgastes com consultas e análises de exames presenciais. Ademais, a interação entre médico e paciente pode se tornar melhor e mais completa, haja vista, que nestes casos os atendimentos ocorrem a qualquer hora do dia e quantas vezes o paciente precisar. Com isso, muitas dúvidas podem ser sanadas pelo atendimento pela telemedicina.

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