Saiba o que é e como funciona o Exame ECG ( Eletrocardiograma )

O ECG ou Eletrocardiograma é um exame inicial e, ao mesmo tempo, fundamental para detecção de problemas de saúde relacionados ao sistema cardiovascular. Igualmente, o exame é fundamental para o acompanhamento e evolução de tratamentos de doenças cardíacas. É com o eletrocardiograma que a frequência dos batimentos cardíacos está ou não normalizado, ou tendo evolução para este fim.

O que é o eletrocardiograma e sua finalidade

Além de ECG o eletrocardiograma pode ser definido também como eletrocardiografia. Ele aponta a frequência dos batimentos cardíacos e emite gráficos interpretados por especialistas. Portanto, em linhas gerais ele avalia de forma precisa a atividade elétrica do coração.

O exame consiste em fixar ao corpo do paciente, na região cardíaca, alguns eletrodos fixados na pele. Assim, ele detecta como estão os batimentos cardíacos e sua frequência. Com o exame realizado, os médicos conseguem ter um diagnóstico da saúde do coração. Muitos diagnósticos podem ser feitos por meio do exame de eletrocardiograma.

  • Arritmia (irregularidades), taquicardia (acelerado) e bradicardia (devagar);
  • Problemas nas válvulas do coração;
  • Aumento de cavidades cardíacas;
  • Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
  • Patologias coronarianas;
  • Distúrbios na condução elétrica do órgão;
  • Pericardite – Inflamação da membrana que envolve o coração;
  • Doenças transmissíveis (Doença de Chagas);
  • Infarto em situações emergenciais.

Muitos outros diagnósticos podem ser dados a partir do exame de eletrocardiograma, inclusive, outras doenças que podem de forma direta ou indiretamente afetar o coração. Entre elas podemos destacar Diabetes, Colesterol Alto, Pressão Alta ou Hipertensão e casos de doenças herdadas geneticamente.

Outra importante função do exame de eletrocardiograma é promover o monitoramento de aparelhos implantados para funcionamento do coração, a exemplo do marcapasso. O mesmo exame é feito na avaliação pré-operatória.

 

Como realizar o pré-exame de ECG

Antes do exame de eletrocardiograma o médico é consultado e deve ser informado sobre sintomas, medicamentos que faz uso sendo preciso retirar todos os acessórios de metal no corpo, tais como: correntes, pulseiras e outras joias do pescoço, peito e punhos. Em alguns casos, homens com muito pelo na altura do peito é necessário retirar para realização do exame.

 

Quando um exame de eletrocardiograma é normal e anormal o resultado

Para ser considerado normal um exame, geralmente, ele mantém um ritmo regular entre 60 e 100 batidas por minutos (bpm). O traço gráfico também deve apresentar uma linha normal. Já quando apresenta anormalidade, ele pode bater lento abaixo de 60 bpm ou aceleradamente, acima de 100 bpm.

Siga nossas redes sociais!

Mais Populares