Quando procurar um psiquiatra? Conheça os sinais de que você precisa

Antes de qualquer outra coisa, é preciso saber distinguir a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra. Existe uma diferença óbvia entre as duas áreas, haja vista, que o psicólogo faz um curso superior de 5 anos e cuida mais da parte subjetiva, se é que podemos definir assim. Já psiquiátrica é um ramo da medicina, portanto, o psiquiatra estuda medicina sob essa perspectiva e depois complementa com uma residência ou especialização na área de psiquiatria.

O psicólogo costuma ter um olhar mais filosófico, comportamental e social do indivíduo, para assim identificar as causas de uma determinada situação do comportamento do paciente. Já o psiquiatra, possui um olhar sob a perspectiva médica, fazendo uma identificação dos transtornos e assim, prescreve medicamentos para aquela respectiva situação.

Dito isso, é preciso saber qual o momento em nossa vida que precisamos de buscar uma ajuda de um psiquiatra. Esse processo não é tão difícil de ser entendido e identificado. Costumamos fazer uma comparação com outras áreas da medicina para entendermos a importância e as razões para procurar o médico psiquiatra. Quando temos problemas cardíacos procuramos um cardiologista, problemas físicos e nos ossos, procuramos um fisioterapeuta e assim sucessivamente.

Neste contexto, nosso maior problema é identificar as causas em nossa mente, que nos levem ao psiquiatra. Sentir uma dor em determinada parte do nosso corpo nos faz rapidamente procurar um especialista naquela área. Porém, existem algumas situações sintomáticas em nosso comportamento que denunciam a hora de buscar ajuda profissional especializada na área.

 

Quando sei que preciso de um psiquiatra?

A autoavaliação é tão importante quanto a observação de outros quanto a nosso estado mental. Assim, existem algumas situações que vão nos projetar para entendermos como é urgente a necessidade de uma consulta.

 

  • Alterações comportamentais no humor

 

No mundo pós-moderno todos nós vivemos estressados com alguma coisa e, sobretudo, após período pandêmico mudamos muita coisa e algumas de forma muito negativa. É totalmente comum termos alguns momentos de muito estresse e por vezes descontrole. Entretanto, quando isso se torno anormal e muito frequente, levando-nos a um estado muito descontrolado, é sinal que precisamos de um psiquiatra.

O descontrole emocional e as mudanças de humor, com muita frequência, podem ser sinal de algo mais grave ocorrendo em nossa saúde mental. Antes de tentar algum tratamento alternativo e ficar “zen” por conta própria, é melhor considerar a busca por ajuda profissional. Em muitos casos podemos estar passando por sérios problemas que só o profissional poderá nos ajudar, inclusive, recomendando o medicamento certo.

 

  • Dificuldades para dormir e alimentando-se de forma descontrolada

 

Não conseguir dormir é algo que nenhum de nós gostamos, afinal, insônia é algo que nos rouba a saúde gradualmente. A alimentação descontrolada, comendo excessivamente ou deixando de comer, também são fatores que necessitam de uma atenção especial. Nos dois casos, alguma coisa pode está errada em nossa mente.

Ansiedade, síndrome do pânico e outros quadros clínicos, podem ser a mola-propulsora para estes quadros. Desta forma, é preciso consultar um profissional para entender o que está ocorrendo e qual a causa de sua insônia constante ou da falta de apetite, ou excesso deste. Qualquer alteração no comportamento normal neste sentido, requer todo cuidado por parte de quem ainda não buscou consultar-se com o psiquiatra.

 

  • Manter-se preso a algum vício

 

Os vícios podem ser muito mais que uma mania de algo ou produto toxicológico. Pessoas que possuem dificuldades com bebida alcoólicas, drogas e cigarro, podem ter algum problema de ordem psiquiátrica. A ajuda de um profissional pode não só te livrar do vício, como também te ajudar a resolver os problemas de ordem mental.

O uso de alguma destas substâncias ou de fazer algo, como um vício mesmo, pode estar relacionado diretamente a alguma situação e o paciente utiliza o vício como uma válvula de escape. Se você resolve com a ajuda do psiquiatra o problema que lhe projeta ao vício, certamente, conseguirá se tornar uma pessoa mais saudável para si mesma.

Conclusão

Essas são apenas algumas das situações em que o paciente precisa procurar um psiquiatra. Também existem casos de final de relacionamento que a pessoa não supera e passa a ser agressivo, perseguidor e buscar saber tudo da vida da outra pessoa. O comportamento “doentio” sobre essa situação de separação e sentimento de rejeição, podem ser resolvido a partir de uma ajuda profissional.

A empresa Buscare Telemedicina é uma das operadoras de franquias em saúde que oferece atendimento psiquiátrico 24h por dia. Basta entrar em contato, sendo um cliente, para poder se consultar e até receber receitas que lhe farão tratar do problema de saúde.

Siga nossas redes sociais!

Mais Populares