O Que É a Telemedicina e Como Funciona o Atendimento do Paciente?

Nos últimos anos surgiu o conceito de empresas tecnológicas no setor de saúde (healthtech), e dentro disso desenvolveram-se companhias no setor de Telemedicina, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá.

o que é telemedicina
Atendimento via telemedicina ( Fonte: Freepik )

Totalmente legalizada e com regulamentação pelos órgãos de saúde, a telemedicina é um conceito universal e já é utilizada em várias partes do mundo. No Brasil, durante o período de pandemia provocado por Covid-19 o setor deu um verdadeiro salto e acabou sendo experimentado por empresas e milhões de pessoas.

Dentro das empresas, a telemedicina é um conceito cada vez mais abordado, com o foco principal no conceito de cuidado com a saúde dos colaboradores que é o que se entende como atendimento corporativo.

Uma das principais vantagens é a utilização das plataformas tecnológicas que facilitam a realização da consulta médica.

Para o paciente, a necessidade de poder se consultar e cuidar de sua saúde estando em seu trabalho ou em casa, sem a necessidade de locomoção e longas filas de espera para ser atendido. Ao médico, a facilidade de poder atender em seu consultório com maior agilidade e dinâmica, ou no escritório de casa, ou em qualquer lugar do mundo quando estiver viajando.

O Que é Telemedicina?

A telemedicina é mais simples do que parece. É uma consulta realizada com o médico por meio de ligação telefônica ou por uma plataforma de vídeo online. O médico fará as perguntas necessárias para saber o que está se passando com o paciente, pode ainda realizar prescrições de medicações, solicitações de exames, realizar atestados de afastamento e encaminhamento para diversas especialidades médicas e outros profissionais da área da saúde.

Várias plataformas de telemedicina de saúde estão disponíveis para conectar os pacientes remotamente com os médicos certos, como a BusCare, que também oferece descontos em farmácias e exames àqueles que precisam de ter as suas receitas médicas preenchidas e entregues.

BusCare possui ainda como diferenciais: uma plataforma de acesso fácil ao paciente que permite um contato por imagem e som com o profissional da saúde; uma seleção de profissionais de triagem e médicos capacitados com treinamento para realizar atendimentos de telemedicina; um atendimento médico humano e com foco no cuidado amplo do paciente.

De Que Preciso Para Fazer Consultas de Telemedicina?

Se estiver satisfeito com uma consulta telefônica, tudo o que precisa é de um telefone. Na BusCare os atendimentos são feitos sempre cara a cara e então será preciso ter um smartphone, tablet, ou um computador com webcam.

Também é importante que a internet no local onde se está tenha um sinal adequado, pois as conexões ruins de internet prejudicam a realização da consulta, assim, a empresa que o paciente trabalha pode aderir a algum destes planos de telemedicina, tanto individuais como familiares.

O Atendimento Por Telemedicina Vale a Pena?

BusCare garante que o serviço de telemedicina valha a pena para seus usuários. As consultas realizadas por telemedicina muitas vezes permitem um diagnóstico rápido, preciso, e um tratamento mais rápido do diagnostico.

Além disso, quando há necessidade de solicitação de exames, eles podem ser feitos de modo mais rápido facilitando tanto ao paciente conhecer seu estado de saúde, como ao médico poder tomar as condutas necessárias.

Outra vantagem da telemedicina é a facilidade de poder realizar um atendimento médico a qualquer hora do dia tanto no ambiente de trabalho como em casa. O contato facilitado do médico com o paciente permite uma consulta em que além de dar o diagnóstico, permita ao paciente tirar dúvidas  com o médico acerca de sua saúde

Se você ainda não conhece e não experimentou a telemedicina, agora é a hora!

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