O Exame ECG ou Eletrocardiograma é um exame inicial e, ao mesmo tempo, fundamental para detecção de problemas de saúde relacionados ao sistema cardiovascular.

Igualmente, o exame é fundamental para o acompanhamento e evolução de tratamentos de doenças cardíacas. No eletrocardiograma se vê como estão os batimentos cardíacos e se eles possuem alguma alteração.
O Que é o Eletrocardiograma e Sua Finalidade
A finalidade do exame do eletrocardiograma é avaliar como está funcionando a atividade elétrica do coração. Lembrando que o coração só consegue bater corretamente se a parte elétrica estiver funcionando normalmente.
O exame ECG consiste em fixar ao corpo do paciente, na região cardíaca, alguns eletrodos na pele. Assim, ele detecta como estão os batimentos cardíacos e sua frequência. Com o exame realizado, os médicos conseguem ter um diagnóstico da saúde do coração. Muitos diagnósticos podem ser feitos por meio do exame de eletrocardiograma.
- Arritmia (irregularidades), taquicardia (acelerado) e bradicardia (devagar);
- Problemas nas válvulas do coração;
- Aumento no tamanho do coração;
- Inflamação da membrana que envolve o coração;
- Infarto em situações emergenciais.
O exame de eletrocardiograma ainda é importante para aqueles que possuem o marcapasso no coração, pois ajuda a ver se está funcionando corretamente.
Como é feito o exame ECG?
Para se realizar o exame do eletrocardiograma é pedido para a pessoa tirar todos os objetos de metal que possua para que não atrapalhe a realização do exame. A pessoa é deitada na maca e são colocados fios chamados de eletrodos na região do coração. É necessário que homens que possuam mais pelos no tórax depilem a região, pois os pelos atrapalham a correta realização do exame.
O que fazer ao ver o resultado do ECG?
Ao realizar o exame de eletrocardiograma procure o profissional médico para que ele possa analisar o exame e lhe passar as devidas orientações. Não realize auto diagnósticos, e nem tome medicações sem a prescrição e análise de um médico.