Dieta para quem faz natação: O que comer para melhorar a saúde e desempenho

Uma das modalidades esportivas mais indicadas para a saúde é a natação. Com a natação é possível melhorarmos nossa força física, promovemos a tonificação dos músculos e sua maior vantagem é que ela trabalha todo nosso corpo. Com exercícios diários de natação é possível melhorar o estímulo das articulações, nossos ligamentos, além de controlar o peso e queimar gorduras.

Para iniciar uma prática de natação não é preciso ser um grande nadador, daqueles que participam de competições. Mas à medida que utilizamos desta prática, gradualmente vamos melhorando nossa saúde e desempenho físico. Muita gente consegue sair do sedentarismo por intermédio da natação. O mais importante é que essa atividade aeróbica pode ser feita por pessoas de todas as idades, ou seja, de criança até idosos.

Contudo, ter uma alimentação correta e saudável para a realização da prática de natação é muito importante. Os resultados da natação estão diretamente ligados a sua alimentação, sobretudo, os que são consumidos antes de praticar a natação. Mas, tão importante como os alimentos pré-natação, são os alimento pós-natação. Seu rendimento será muito melhor se aliado com a alimentação correta.

Vale destacar que o exercício físico e ter uma boa noite de sono também são elementos que vão contribuir muito para sua natação. Contudo, muita gente pose se perguntar agora: qual a alimentação seria correta para quem faz natação? Vamos avaliar quais seriam estes alimentos e como consumir de maneira correta.

 

Alimentos indicados para quem faz natação

A primeira coisa que devemos entender para saber quais alimentos são indicados na pré e pós-natação. Eles não diferem muito das práticas de alimentação saudável para quem busca mais saúde e qualidade de vida que praticam outros exercícios. É a dinâmica dos nutrientes necessários que fazem a diferença.

Uma alimentação saudável precisa ser rica em proteínas, carboidratos e fibras, além dos lipídios que são aquelas gorduras consideradas saudáveis. Com o acompanhamento profissional isso se torna muito mais fácil, sobretudo, porque o seu nutricionista saberá o que lhe indicar de maneira correta.

A dieta de quem faz natação, segundo especialistas, precisa conter alimentos como cereais, frutas, pães, vegetais, bolos integrais, arroz entre outros. É necessário que estes alimentos reúnam algo em torno de 60% de calorias e carboidratos para fortalecimento dos músculos. Assim, evidentemente, o desempenho aumenta gradualmente à medida que você pratica natação.

 

Qual tempo devo me alimentar no pré e pós-natação?

Fazer exercícios de barriga totalmente vazia não é recomendado, isso é uma regra básica que já conhecemos. Entretanto, existe, evidentemente, um tempo antes de começar a prática de natação para ocorrer a digestão e absorção pelo organismo. O mais indicado é ter uma alimentação 2h antes de começar a natação, esse é o processo pré-natação.

É importante optar por alimentos saudáveis, mas que sejam ricos em carboidratos para que o seu corpo desenvolva a energia necessária. Se a natação ocorre após alguma das refeições diárias, café, almoço, jantar etc… busque coincidir com o período necessário para a digestão.

Após a natação sua maior necessidade será repor todos os nutrientes perdidos durante a natação. Se sua intenção é ter músculos mais fortes, o carboidrato será uma saída viável, mas se for para perder peso, a melhor escolha será as proteínas. Neste contexto, indicamos carnes, ovos, peixes e outros neste sentido.

Siga nossas redes sociais!

Mais Populares