Dicas de ergonomia para escritório para melhorar sua postura e saúde

Você já parou para se perguntar o quanto a sua postura no ambiente de trabalho pode influenciar em seu desempenho e em sua saúde? Caso nunca tenha feito isso, saiba que é de suma importância avaliar como está sua postura corporal quando está diante de um computador no escritório. Evidente, que a ergonomia deve ser avaliada em todos os locais de trabalho, desde os braçais até os que são feitos nos escritórios.

Para quem enfrenta muitas horas na frente de um computador, é preciso avaliar como se comporta o seu corpo e como você se senta. A ergonomia no escritório envolve uma série de fatores importantes, desde o tempo gasto sentado, cadeira utilizada e sua postura para utilização do computador. Uma postura incorreta pode lhe fazer prisioneiro de dores na região lombar, pescoço e nas costas.

Outros fatores promovidos pela postura incorreta é o desgaste no ambiente corporativo que gera estresse e o baixo rendimento. Vamos avaliar quais são os piores problemas desencadeados por uma postura incorreta no ambiente de trabalho. Entretanto, é fundamental que essas práticas corretas sejam consideradas e promovidas.

 

Principais dicas de ergonomia para escritório

  •  Faça exercícios de aquecimento

Alguns exercícios de aquecimento são fundamentais para que o seu corpo se prepare para a realização do trabalho. Por isso, antes de começar a trabalhar, busque realizar esses exercícios considerando práticas de exercício que seja o oposto do que se faz no escritório. Cerca de 5 a 10 minutos serão o bastante para preparar o seu corpo para iniciar. Além disso, essa quebra de rotina poderá deixá-lo ainda mais determinado e com disposição.

  • Mantenha objetos próximos de onde se senta

Existem pessoas que fazem um sacrifício para alcançar objetos utilizados com frequência no ambiente de trabalho. Aparelhos celulares, papéis, canetas e outros, que ficam espalhados na mesa e fazem com que o corpo seja rápida e bruscamente esticado em sua direção. Antes de começar a trabalhar, mantenha-os próximos.

  • Ajuste a cadeira corretamente

O ajuste feito na cadeira de trabalho precisa ser da maneira correta. Ao ajustá-la não a deixe nem muito alta e nem muito baixa. A altura ideal é a que você apoie os pés no chão sem precisar esticá-los ou dobras as pernas. Quando seus pés ficam firmes no chão sem a necessidade de nenhuma manobra para ficarem corretos, significa que você encontrou a altura certa.

  • Observe a altura da mesa e computador

O ideal é que suas mãos e visão fiquem na direção correta do computador e acessórios, tais como teclado e mouse. Assim, observe se não existe algum esforço para visualizar a tela e nem para digitar ou utilizar o mouse. Para tanto, busque manter numa posição que seu pescoço não fique declinado para baixo, isso causa dores rapidamente. O mesmo vale para quando a visão do computador seja alta.

  • Busque levantar na medida do possível

No ambiente de trabalho é muito difícil termos que levantar toda hora, sobretudo, quando os olhos do chefe ou supervisor estão todo momento te observando. Mas sempre que tiver aquela folga, levante-se um pouquinho e em seguida procure manter uma postura ereta, seja encostado numa parede ou fazendo um alongamento.

Conclusão

Essas são algumas práticas comuns e fáceis que poderão melhorar muito sua postura no ambiente de trabalho. Essas práticas de ergonomia no ambiente corporativo são importantes para nossa saúde e bem-estar. Podemos evitar dores e desgastes, produzindo muito mais e evitando tudo que promove um cansaço e enfado excessivo.

Siga nossas redes sociais!

Mais Populares