A depressão é uma doença séria que atinge milhões de pessoas no mundo e não é característica de uma idade, cor, sexo ou condição social. Considerada o mal do século, a depressão pode ser desencadeada por uma série de fatores. Ela provoca tristeza persistente e limita a capacidade de uma pessoa de realizar as suas atividades diárias.
Existem várias maneiras de prevenir essa doença ou combatê-la nos primeiros sintomas. Tanto as mudanças de estilo de vida como os tratamentos médicos podem ajudar os indivíduos a sentirem-se melhor. Tipicamente, a gestão da depressão é um processo contínuo. Uma das melhores maneiras de prevenção é conhecendo mais sobre a doença, tanto para não ser acometido, quanto para ajudar outras pessoas.
Quanto mais uma pessoa souber sobre a depressão, tanto mais capacitada terá para se livrar ou encontrar um tratamento que funcione para ela. Pode ser útil aprender sobre a depressão em geral, incluindo as suas causas e sintomas. É também importante que as pessoas conheçam os seus próprios sintomas e sinais de alerta, para que, se se sentirem pior, possam identificá-lo.
Dicas que te ajudam a prevenir
- Seja mais comunicativo
A primeira coisa a se fazer é falar com as pessoas de confiança quando não se sentir bem. É também importante que as pessoas conheçam os seus próprios sintomas e sinais de alerta, para que, se se sentirem pior, possam identificá-lo. Conversar é uma das formas de não guardar sentimentos que possam evoluir para um quadro de depressão.
Além disso, a comunicação com os outros, ajuda a reduzir os sentimentos de solidão e isolamento. Se não se sentir possível falar com um amigo ou familiar, as pessoas podem desejar juntar-se a um grupo de apoio.
- Evite pensamentos negativos
Os pensamentos negativos são influenciadores natos da depressão. Quando se espera sempre o pior das coisas, geralmente, desenvolvemos uma insegurança de convívio em sociedade. É evidente que coisas boas e ruins acontecem em nossas vidas, sendo algo extremamente comum na dinâmica da vida.
Portanto, evite as coisas negativas e busque sempre manter coisas positivas em sua mente para evitar desgastes psicológicos.
- Desenvolva hábitos novos
Quando fazemos as mesmas coisas e vivemos no marasmo da vida, temos uma tendência de cair na rotina e acabar ficando parado no tempo. Criar o hábito de ler, por exemplo, é uma excelente forma de viajar para outros mundos e ocupar a mente com o conhecimento. Este é apenas um exemplo, mas podemos desenvolver atividades físicas, criar hobbies, viajar com mais frequência e divertir-se mais. Tudo isso é mola propulsora para nos fazer combater qualquer sintoma possível de depressão.