O exame do fator RH é muito importante para acompanhamento da saúde, sobretudo, em gestantes. O nome faz alusão a espécie de macacos Rhesus, utilizados com coletas de sangue de coelhos para as pesquisas dirigidas pelos pesquisadores Landsteiner e Wiener. A partir destas pesquisas foi possível identificar como o corpo do macaco desenvolveu anticorpos para combater as hemácias desconhecidas e o sangue aglutinava.
No caso das gestantes este exame é muito importante para identificar possíveis casos de incompatibilidade entre a mãe e o seu bebê. Quando ocorre esse tipo de situação é chamado de eritroblastose fetal. A gravidade desta condição é tão delicada que pode incorrer na morte do bebê ainda durante a gestação ou após esta.
Caso ocorra da mãe com sangue fator Rh- entrar em contato com o do bebê Rh+ automaticamente o organismo materno passa a produzir os anticorpos para combater o corpo estranho, neste caso do bebê. Com isso, a tendência é que o próprio corpo da mãe comece a rejeitar aquele corpo considerado estranho e combater os glóbulos vermelhos no bebê. Deste modo, os exames de Rh para a mãe é muito importante durante a gravidez.
Quando o exame de fator Rh deve ser feito?
Os exames são solicitados pelos médicos em algumas situações específicas e que o resultado é fundamental para um tratamento. Neste caso, podemos listar alguns momentos em que o exame deve ser realizado.
- No processo pré-cirúrgico;
- Após confirmação de gravidez;
- Para realização de um transfusão de sangue.
No Brasil existem algumas leis que exigem que a pessoa tenha ciência de seu tipo sanguíneo. Algumas profissões exigem o exame e que este seja identificado, principalmente, as de risco.
Se observarmos na identificação de um policial ou bombeiro, por exemplo, é possível ver na farda ao lado do nome do soldado, qual o seu tipo sanguíneo. Condutores de veículos também são obrigados a realizarem o exame para identificação do tipo sanguíneo.
A classificação dos tipos sanguíneos é feita a partir da presença ou não de aglutinogênio (antígeno) que podem ser encontrados nas hemácias ou aglutininas que são os anticorpos. Com essa perspectiva os tipos sanguíneos são classificados em 4 tipos: A – B – AB – O.