Quando empreendemos em saúde, possivelmente temos algum conhecimento na área ou pelo menos a logística e as pessoas que possuem expertise. Mas, existem vários ramos nesta área que nem exige tanto conhecimento assim. De farmácia a gerenciamento de alguns serviços é possível empreender neste que é um dos setores com maior rentabilidade e com bons retornos.
Os negócios no ramo de saúde são vários e poderíamos listar pelo menos uns 20 tipos diferentes de empreendedorismo na área de saúde. O sistema público vive sobrecarregado e numa precariedade muito grande, daí ser muito vantajoso ter o seu negócio que atenda a demanda. Existem clínicas, laboratórios e serviços que podem se enquadrar nesta área e com excelentes resultados para quem investe.
É público que mais da metade da sociedade avaliam como ruim os serviços prestados pela rede pública de saúde. Ao invés de esperar longas filas para um atendimento, muita gente gasta até mais que pode para buscar atendimento em muitas áreas específicas de saúde. O empreendedorismo nesta área de saúde pode partir de profissionais da área ou não. Logo, entendemos que em muitos casos nem precisa ser especialista na área para gerir um negócio de saúde.
Tudo que o empreendedor precisa é apenas ter gente capacitada e a logística necessária. O mercado para as áreas de saúde é muito sólido e desconhece as crises, afinal, sempre haverá alguém buscando por saúde. Este é um dos ramos que dificilmente enfrenta dificuldades, contudo, precisa de manter todos os critérios para se manter, haja vista, que mesmo numa proporção menor, também possui concorrentes.
Veja 5 exemplos de empreendedorismo na saúde
1)Franquias em saúde
As franquias de saúde são muitas e vão desde as clínicas de atendimento médico até planos de saúde. Atualmente, podemos considerar os empreendimentos de serviços de atendimento domiciliar e assistência médica 24h como um dos nichos de franquias que crescem. Um bom exemplo é o serviço inovador e moderno da Buscare Telemedicina que oferece serviços eficientes na respectiva área de saúde.
2)Clínicas de estética
Muita gente não sabe, mas as clínicas de estética se enquadram em um dos ramos da área de saúde. O Brasil se destaca como o 4º maior mercado para esta respectiva área no mundo e cada vez mais as pessoas buscam procedimentos estéticos. Para quem é profissional da área e devidamente habilitado pelos órgãos de regulamentação, pode ser um bom nicho na vasta área de saúde.
3)Clínicas de reabilitação em fisioterapia
O ramo de fisioterapia é um que está enquadrado em saúde que pode gerar excelentes resultados financeiros para quem se dedica a ele. A fisioterapia possui cada vez mais espaço no mercado e a falta de capacidade dos órgãos públicos de atenderem os muitos casos, acaba abrindo espaço para a iniciativa privada. É muito comum que as pessoas, cada vez mais, procurem atendimentos de reabilitação física através de profissionais em clínicas particulares.
4)Serviços de Home Care
Quase todos os dias vimos a luta de milhares de pessoas por conseguirem um tratamento de saúde para alguém da família no ambiente doméstico. Este cuidado médico que chamamos de home care tem sido cada vez mais difícil de ser conseguido pelo SUS. Com isso, existem várias empresas e especialistas que oferecem o serviço de maneira particular. Esse nicho do mercado de saúde tem crescido de forma muito substancial e gerado muitos sistemas de franquia. Nestes casos acabam sendo inclusos até mesmo serviços de cuidadores de idosos.
5)Odontologia
Já a odontologia é o empreendimento que entra no setor de saúde com maior número de concorrentes. Entretanto, é a modernização nos serviços e a forma de atendimento e acompanhamento dos pacientes que vão fazer toda diferença. No Brasil os consultórios de odontologia estão gerando bons resultados aos empreendedores.
Conclusão
Portanto, investir em negócios na área de saúde é algo que não está muito distante de nossas realidades. Podemos destacar, ainda, que existem muitos outros empreendimentos que entram em nossa lista. Comercialização de equipamentos de saúde para tratamentos, medicamentos, serviços de planos de saúde com descontos e muitos outros.
Este é um mercado promissor e tem contribuído e muito para que muita gente possa investir de forma segura e com garantia de um bom retorno financeiro.